O seu cérebro é um órgão extraordinário!!!

 

Ele possui 86  bilhões de células, segundo pesquisas mais recentes e é capaz de processar pensamentos na ordem de  milissegundos. Ele é dividido em hemisfério direito e esquerdo, cada qual com suas funções específicas. Sua rede cortical é capaz de se reorganizar, "remapeando" efetivamente a mente.

 

Você alguma vez se questionou sobre como seu cérebro trabalha de fato?

 

O  cérebro é constituído por bilhões de pequenas células nervosas, chamadas neurônios. Para que ele possa trabalhar é necessário que haja comunicação dos neurônios entre si. Esta comunicação é feita de forma elétrica e química.

 

Quando milhões de neurônios se comunicam ao mesmo tempo, uma quantidade significativa de atividade elétrica é gerada, podendo ser detectada usando aparelhagem científica de alta sensibilidade, como um aparelho de  EEG (eletroencefalograma).

 

A combinação da atividade elétrica no cérebro é conhecida como padrão de onda cerebral. Ela é chamada de onda cerebral por  ter o formato semelhante ao de uma onda.

 

Abaixo consta uma cópia da primeira leitura de um EEG humano, feita por Hans Berger em 1924.  A primeira linha é a leitura de um EEG, enquanto a segunda representa um sinal processado para o período de 10Hz:

 

 

Os diferentes padrões de ondas cerebrais recebem nomes distintos a depender de suas frequências (A frequência é a medida de ciclos por segundo).

 

A “beta”, por exemplo, é um padrão tipicamente emitido quando estamos alertas e conscientes e dominante quando estamos acordados. Pense em concentração, cognição. Na escala Herz, este padrão abrange de 12 a 30 ciclos por segundo (Hz)

 

Mais abaixo, “alfa” é outro padrão cerebral que normalmente ocorre quando estamos  num estado de relaxamento físico e mental, mas ainda conscientes do mundo a nossa volta. Pense em criatividade e “profundo” relaxamento. Na escala Herz ela está na faixa  de 8-12Hz.

 

O padrão “teta”, situado entre 4-8 Hz está normalmente associado ao sonhar acordado, ou sensação de sonolência. Pense em meditação, intuição, memória. Este padrão também está fortemente associado à estados criativos.

 

Por fim a “delta” que situa-se entre 0.5 e 4Hz. Este padrão representa a menor quantidade de atividade possível. Ocorre tipicamente em estados mais profundos do sono e pode ser o gatilho para o  crescimento e a recuperação física.

 

No final oposto do espectro, acima de beta, encontra-se “gama”. Embora fundamental, é uma frequência principalmente de suporte e foi encontrada durante certas técnicas de meditação budista. Pense em inspiração, aprendizado superior, foco. A onda gama existe entre 30 a 100Hz, jamais isolada – surge sempre complementar a outra onda cerebral.