Existe algum tratamento?

 

Não há uma cura absoluta para a enxaqueca, visto que a sua fisiopatologia ainda não foi totalmente compreendida. Há duas abordagens medicamentosas para o tratamento da enxaqueca: prevenir os ataques ou aliviar os sintomas durante os ataques.

 

A prevenção envolve o uso de medicamentos e mudanças de comportamento. Drogas originalmente desenvolvidas para epilepsia, depressão, ou pressão sanguínea elevada têm-se mostrado extremamente eficazes no tratamento da enxaqueca.

 

A toxina botulínica tipo A tem sido eficaz na prevenção da enxaqueca crônica. Em termos de comportamento, as estratégias de gestão de stress, tais como exercícios, técnicas de relaxamento, mecanismos de biofeedback e outras terapias destinadas a limitar o desconforto diário, podem reduzir a quantidade e a gravidade dos episódios de enxaqueca. Fazer um registro de gatilhos pessoais de enxaqueca também pode fornecer informações úteis para as mudanças de estilo de vida, incluindo considerações sobre o tipo de dieta, manter refeições regulares com hidratação adequada, evitar certos medicamentos e estabelecer um horário de sono consistente.

 

A terapia hormonal pode ajudar algumas mulheres cujas enxaquecas parecem estar ligadas ao ciclo menstrual. Um programa de perda de peso é recomendado para indivíduos obesos com enxaqueca.