As funções dos hemisférios cerebrais
Para a maior parte das pessoas, o hemisfério esquerdo é dominante para o processamento verbal e aspectos cognitivios da linguagem. E o hemisfério direito, para o processamento de informação não verbal e a percepção de formas e direção. A dominância cerebral é cruzada para a visão, audição, funções motoras e percepção somática. O cruzamento de informação cognitiva se dá por meio do corpo caloso.
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o esquerdo. Ele é responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa. Já o hemisfério direito é responsável pelo pensamento simbólico e pela criatividade, embora algumas pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados à criatividade e vice-versa.
O hemisfério esquerdo é considerado dominante, pois nele localizam-se: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.
O corpo caloso, estrutura responsável pela conexão entre os dois hemisférios cerebrais, encontra-se no fundo da fissura inter-hemisférica, ou fissura sagital. Essa estrutura, composta por fibras nervosas de cor branca (feixes de axônios envolvidos em mielina) é responsável pela troca de informações entre as diversas áreas do córtex cerebral.
O córtex motor é responsável pelo controle e coordenação da motricidade voluntária. Traumas nesta área causam fraqueza muscular ou até mesmo paralisia.
O córtex motor do hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo. Cada córtex motor contém um mapa da superfície corporal.
O córtex pré-motor é responsável pela aprendizagem motora e pelos movimentos de precisão. A área pré-motora fica mais ativa do que o resto do cérebro quando se imagina um movimento, sem executá-lo. Quando ele é executado, a área motora também fica ativa. A área pré-motora parece ser onde o sequenciamento de ações em ambos os lados do corpo é controlado, em grande parte. Traumas nesta região não causam nem paralisia nem problemas na intenção para agir, mas a velocidade e suavidade dos movimentos automáticos (ex. fala e gestos) fica comprometida. A prática de piano, tênis ou golfe envolve o «refinar» da zona pré-motora - sobretudo a esquerda, mais especializada em atividades sequenciais.
Cabe ao córtex do cerebelo fazer a coordenação geral da motricidade, manutenção do equilíbrio e postura corporal. O cerebelo representa cerca de 10% do peso total do encéfalo e contém mais neurônios do que os dois hemisférios juntos.
Isabel Brunner é biomédica, especialista em Medicina Comportamental pela Unifesp e em Neurofeedback pelo I-nfbf AG, Suiça. Acupunturista pela CIEPH.
Consultório | São Paulo SP - Basel CH | neurofeedback@brainvistta.com |