O Sistema nervoso

 

O sistema nervoso é formado por uma estrutura tubular que tem uma porção dilatada - o encéfalo ou cérebro, ou ainda Sistema Nervoso superior e continua num cilindro, formando a medula espinhal. Esse sistema é protegido pelos ossos do crânio e da coluna vertebral.

 

O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso, cujas células se chamam neurônios. Estes possuem grande capacidade de condutibilidade elétrica, o que lhes permite perceber e reagir a estímulos, tanto do meio ambiente quanto do próprio corpo, a chamada "própriocepção". A comunicação entre neurônios é muito eficiente e se dá por meio de sinapses, fenômeno elétrico-quimico de transmissão de informação neuronais.

 

Durante muitos anos estimou-se que o ser humano tivesse cerca de 100 bilhões de neurônios. Mas quem disse que o número certo é realmente esse? Quais fontes experimentais justificam a adoção universal desse valor para o cérebro humano? Os neurocientistas brasileiros Susanna Herculano-Houzel e Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ descobriram  que o cérebro humano possui na realidade 86 bilhões de neurônios e que 50% das células que estão na caixa craniana são neurônios (e não apenas 10%, como pensavam os estudiosos).